Dicas para casais que empreendem juntos

Fugir da rotina costuma ser uma das estratégias mais usuais para casais que querem manter o bom relacionamento. Mas e quando o casal convive em casa e no trabalho? "É preciso muita coragem para embarcar nessa jornada e, acima de tudo, muita maturidade," afirma a coach de carreira, mestre em administração, Daniela do Lago. Confira as dicas da coach e histórias de casais que têm superado com sucesso este desafio.

Trace metas em comum
A esteticista Christiane Bitencourt Perin e o empresário Atylah Marçal, fundadores da rede de clínicas de estéticas EmagreSee, têm conseguido manter com sucesso os negócios e o casamento. Quando se conheceram, Christiane tinha uma clínica e sonhava em criar uma franquia. Atylah administrava outros negócios, mas também tinha o sonho de construir uma grande rede. Os dois traçaram então uma meta e passaram a trabalhar juntos para construir a EmagreSee, uma das maiores franquias de estética do país, com mais de 40 unidades.

Planeje a rotina e antecipe problemas
Segundo Daniela, traçar uma meta é fundamental para um projeto bem-sucedido, mas tira-la do papel é o que possibilita sua concretização. Neste momento é preciso investir em muito planejamento, o que inclui prever situações difíceis. "Barreiras e desafios são comuns em qualquer negócio. O casal precisa estar ciente que enfrentará problemas e, na medida do possível, planejar como irão reagir às dificuldades."

Use as diferenças a favor do negócio
Na rotina da EmagreSee, Christiane é a parte "emocional" do negócio, lidando com clientes e treinando equipes para garantir a qualidade da operação. Atylah é a "razão", focando as áreas financeira e comercial. "Casais inteligentes usam as diferenças a favor do negócio quando trabalham juntos," afirma a coach.

Ok levar trabalho para casa, mas seja prático
Não adianta o casal impor regras impossíveis de serem cumpridas. Levar trabalho pra casa, por exemplo, muitas vezes é inevitável. "O ideal é tentar ser ágil na resolução dos conflitos profissionais, para que a situação não perdure e afete o clima do casal."


Respeitar os momentos de lazer
Ter vida social é fundamental para qualquer casal, mas para os que trabalham juntos isto se torna ainda mais importante. "Os dois precisam valorizar estes momentos e buscar de fato se desligar dos assuntos de trabalho. Estes 'escapes' ajudam a conduzir a rotina de forma mais prazerosa."

Respeite papéis
É possível também que o amor seja a inspiração para um novo negócio, como aconteceu com os empresários Lucas Quintela e Laerte Venturin. Suas esposas, Ayla Quintela e Tathiana Gava, têm restrições ao glúten e lactose, e com isso passaram a observar uma oportunidade no mercado da alimentação saudável. Os dois casais criaram o Armazém Fit Store, que hoje conta com 35 unidades em implantação.

"Temos muita sinergia, mas estamos falando de 4 pessoas, com personalidades diferentes," afirma Lucas. Segundo Daniela, para o negócio fluir bem, é importante que cada um tenha seu papel e responsabilidade muito bem definidos, de acordo com o perfil e habilidades de cada um. Assim podem trocar conhecimentos, porém mantendo a autonomia individual em cada área.

Finanças da casa e da empresa
Por fim, a coach chama a atenção para não misturar as finanças da casa com as da empresa. "Além de separar as finanças, mantendo o caixa da empresa saudável, é importante os sócios definirem pró-labores compatíveis com as funções que exercem e também definirem regras para retirada dos lucros. "Nestes momentos é preciso ser muito prático e de preferência contar com o auxílio de um contador," finaliza.

#SejaSeuMomento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages